Newton Moreno

Dramaturgo, diretor e ator


Nascido em Recife, formou-se Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (com o espetáculo Primeiras Estórias, adaptado e dirigido por João das Neves em 1995). É Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela USP com orientação da Profa. Dra. Sílvia Fernandes Telesi.

Em 2001, encenou seu primeiro texto Deus Sabia de Tudo....  

É autor de Dentro (que participou da Mostra de Dramaturgia Contemporânea do SESI em 2002) e A Cicatriz é a Flor, estes dois textos juntos compõe a primeira etapa do Projeto Body Art; e Agreste montado pela Cia Razões Inversas em São Paulo. Por este texto ganhou o prêmio Shell e o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) de melhor autor em 2004.

Recebeu Bolsa Vitae de Artes em 2003 para realizar livre adaptação teatral do livro Assombrações do Recife Velho de Gilberto Freyre.

Escreveu As Centenárias, dirigido por Aderbal Freire Filho, que recebeu prêmio Contigo! e Shell de Teatro no Rio de Janeiro em 2008.

É autor também de Maria do Caritó, O Livro, Jacinta e da nova versão de O Grande Circo Místico em parceria com Alessandro Toller.

facebook.png