Espaço dos Fofos é Patrimônio Imaterial de São Paulo

outubro 1, 2014

banner folha.jpg

O Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) aprovou no dia 30 de setembro de 2014, a proposta de registro como patrimônio imaterial de 22 teatros independentes da cidade. A solicitação para o reconhecimento do conjunto de teatros como espaço dotados de significado cultural imaterial para a cidade de São Paulo foi feita pela própria Secretaria Municipal de Cultura, o que deu início a estudos do Departamento do Patrimônio Histórico, conduzidos pela Seção de Levantamento e Pesquisa. 

Inicialmente, o estudo considerou 12 teatros, apontados a partir de um levantamento preliminar preparado pela Cooperativa Paulista de Teatro. À medida que a pesquisa foi avançando, novos espaços passaram a ser indicados pelos próprios teatros pesquisados, finalizando a relação com 22 espaços. 

O Teatro Coletivo CIT ECUM era o único da lista que possuía abertura de processo de tombamento, mas o tombamento definitivo como patrimônio histórico material não foi aprovado pelo Conselho, entretanto, o espaço está entre os 22 teatros que foram registrados como patrimônio imaterial.

Nos links abaixo, você pode ver ver mais matérias sobre o assunto:

- O Estado de São Paulo
- Os Satyros
- Guia da Folha


Guia da folha patrimonio imaterial.jpg

Agenda

Em breve, novas atividades